Terça-feira, 22 de Agosto de 2017
INÍCIO img A RÁDIO img PROGRAMAÇÃO img EQUIPE img NOTÍCIAS img CHAT img PROMOÇÕES img ANUNCIE img FALE CONOSCO  
FALE CONOSCO PARCERIAS COMO OUVIR? SUGESTÕES MURAL DE RECADOS AGENDA DE EVENTOS VIDEOS    
 
  NO AR
img
Programa: Em breve novamente no ar
Com: Jundrádio-Orgulho de ser Jundiaiense
Até as: Indeterminado
MSN: sem msn
 
  RECEBA AS ATUALIZAÇÕES
img
Webradio
Receba as atualizações do site direto em seu e-mail!
NOME:
E-MAIL:
 
  PEÇA SEU SOM
img
Seu nome:
Cidades / Estado:
Pedido / Mensagem :
 
  OUVINTE DO MÊS cadastre-se  
img
 
  TOP 10
img
EM BREVE NOVAMENTE NO AR,AGUARDEM OUÇAM NOSSA PROGRAMAÇÃO NO SITE www.jundradio.listen2myradio.com
 
  ENQUETE
img
O PAULISTA SUB 20 ENTRA NO G-4 DO GRUPO 3?

SIM
NÃO

 
  AGENDA
img
Nenhum registro encontrado!
 
  NOTÍCIAS
img
 
Barbárie em Fases
AS OPINIÕES AQUI EMITIDAS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DO AUTOR
Barbárie em Fases


Que horror a selvageria acontecida nos presídios de Manaus e Roraima. Crueldade em seu estágio máximo. As facções do crime, que atuam dentro e fora dos cárceres, voltaram a ser destaque nas manchetes: PCC, Comando Vermelho e Família do Norte.
Tenho lido reportagens e opiniões diversas sobre o assunto e penso a respeito da “capacitação” para o embrutecimento que a sociedade contemporânea oferece. Decapitar alguém, cortar as pessoas como carne em açougue, ou os autores se tornaram sem domínio sobre seus instintos ou, movidos pelo pavor de não sobreviverem, seguem as determinações dadas: ora pagamento de dívidas, ora “batismo” com o propósito de se inserirem nos grupos da criminalidade.
Há qualificação para o embrutecimento na história de crianças que crescem sob o descuido dos pais, perdidas pelas ruas, atrás de bola de futebol e, em seguida, de pipa com linha cortante. Na escola, não rendem e são colocadas em um espaço no qual não atrapalhem a evolução dos demais.
Existe preparo para o embrutecimento na caminhada de púberes e adolescentes, os quais se desenvolvem sem eira e nem beira e se aprofundam nos becos da periferia, nos “pontos conhecidos de drogas e de receptação. Pontos citados ao deterem alguém na proximidade, contudo não existe um esforço maior para fechá-los, assim como para impedir o tráfico internacional pelas estradas, pelos rios, pelo ar... Adolescentes que anseiam por vestuário e objetos de consumo, pelo prazer sem limites e pelo poder com riqueza, apresentados como sinônimo de felicidade. Evadem-se das escolas para alívio de alguns.
Há instrução para o embrutecimento na “cultura da corrupção”, com imagens fictícias de mulheres e homens bem sucedidos. Isso também é selvageria, pois estraçalha o direito do cidadão a sobreviver com dignidade.
Existe habilitação para o embrutecimento na maioria dos cárceres destinados aos pobres, com celas superlotadas, estrutura em péssimas condições, denúncias de propina para enriquecimento de quem manda.
Não compreendo o motivo da inexistência, no sistema carcerário, desde a detenção, de uma atividade a ser desenvolvida pelos presidiários, incluindo formação, para se inserirem, em liberdade, no mercado de trabalho.
Há treino para o embrutecimento, quando as pessoas são consideradas estorvos e sobrevivem distantes de olhares que aproximam e cuidam.




MARIA CRISTINA CASTILHO DE ANDRADE -
Professora e cronista. Coordenadora diocesana da Pastoral da Mulher – Santa Maria Madalena/ Magdala. Jundiaí, Brasil.



Notícia Postada em 15/01/2017


  VEJA TAMBÉM!

[20/08/2017] - Futsal
[20/08/2017] - Handebol
[20/08/2017] - Vôlei
[20/08/2017] - Futebol Amador
[20/08/2017] - Paulista FC
[19/08/2017] - Futebol Regional
[19/08/2017] - Goalball
[19/08/2017] - Ginástica
[19/08/2017] - Basquete
[19/08/2017] - Paulista FC
 
© 2011 - www.jundradio.com - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Cianet Brasil Host